Depois de se ter dado a conhecer com o tema “Diz-me Quanto Tempo”, lançado em novembro de 2024, Ricardo Reis Soares regressa com “A Noite”, o segundo single retirado do seu aguardado EP de estreia Contra Tempo. A canção, agora disponível em todas as plataformas digitais, mergulha nas sombras do entardecer urbano para falar sobre a solidão, o silêncio e a inquietação de quem vagueia pelas ruas numa tentativa de escapar a si mesmo.
Gravada entre o estúdio Cuca Monga, o estúdio do Chico, o estúdio de Marvila e a casa do próprio artista, a música conta com produção e mistura de Miguel Marôco e masterização de Gonçalo Bicudo. O videoclipe com letra acompanha essa travessia emocional e visual, captando os cenários noturnos da cidade de Guimarães, com fotografia de Vítor Martins, realização e edição de Luís Castro e assistência de produção de Margarida Soares.
Letra de “A Noite” de Ricardo Reis Soares
Sem fazer planos o dia começa quando a noite cai
Quando a luz se espreguiça
Adormece cansada
Encostada à cidade
Se a minha sombra por casa à deriva fala sem saber
Visto o casaco e vou
Reflete o que ficou
Das paredes do meu quarto vazio
Em cada canto enquanto inquieta a lua olha por mim
Arrumo as sobras dos outros
Porque as minhas aos poucos
Estão pesadas demais
Já nem o oiço, o silêncio ensurdece e grita sem saber
De braço dado vou
Descarto o que restou
Dos segredos do meu quarto vazio
Visto o casaco e vou
Para onde a noite me leva, me esconda
Eu já não quero voltar
Ricardo Reis Soares: Uma escrita íntima e observadora
Natural de Braga e atualmente a viver em Lisboa, Ricardo Reis Soares (link para Instagram do artista) compõe a partir daquilo que observa: as pequenas coisas, os gestos simples, os detalhes que passam despercebidos mas que dizem tudo. A sua música nasce dessa escuta ativa do mundo e dos outros, mas também das suas próprias fragilidades, que transforma em canções com alma e sinceridade.
Desde muito novo, a música esteve sempre presente – do primeiro teclado Casio aos quatro anos até à guitarra que o acompanha nas composições, passando por estudos de piano, formação na Academia Valentim de Carvalho e estudos de jazz no Hot Clube de Portugal. O percurso musical de Ricardo é feito de dedicação e escuta, no EP Contra Tempo essa experiência ganha forma num conjunto de temas que dialogam com o tempo, a memória, o amor e o silêncio.
“Contra Tempo” – Novas canções ao vivo em julho

“A Noite” será uma das canções que Ricardo Reis Soares irá apresentar ao vivo nas datas que estão atualmente a ser agendadas. Para já, há um concerto confirmado a solo no espaço Cossoul, em Lisboa, no próximo dia 19 de julho, onde além dos dois singles lançados serão também apresentadas as restantes faixas que compõem o EP.
O projeto Contra Tempo será lançado em breve e promete consolidar a identidade musical de Ricardo, com uma proposta que junta a escrita íntima à produção delicada e atenta de Miguel Marôco.
Lê também:
Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui!

