Romain Valentino e Luca Argel lançam “Recado”

Romain Valentino está de volta com “Recado”, o segundo single a ser revelado do seu aguardado disco de estreia “L’Étoile et le Chariot”. O tema, que conta com a participação especial do músico e poeta brasileiro Luca Argel, já está disponível nas plataformas digitais desde 2 de junho e marca um ponto de viragem na estética do cantor ítalo-francês radicado no Porto.

Com letra intensa e melodia sublime, “Recado” reflete sobre a vergonha da mesquinhez e a angústia de uma vida sem propósito, apontando a transformação pessoal como um caminho possível e coletivo. “Nunca é tarde para inverter caminho”, avisa o refrão, embalado numa fusão de samba, guaguancó e son cubano, num registo que homenageia mestres como Paulinho da Viola e Chico Buarque, mas que se desdobra em novas paisagens rítmicas e poéticas.

A produção artística ficou a cargo de Telmo Sousa, com arranjos assinados pelo próprio Romain Valentino e gravação de Quico Serrano. Além da voz de Luca Argel, a canção conta com um elenco de músicos de excelência: Telmo Sousa no contrabaixo acústico, Andrés ‘Pancho’ Tarabbia na percussão e Teresa Costa na flauta alto. Uma formação que cruza linguagens e geografias ao serviço de uma canção que é, acima de tudo, um manifesto de humanidade e criação partilhada.

Romain Valentino ao vivo
Romain Valentino ao vivo

L’Étoile et le Chariot de Romain Valentino chega a 20 de junho com apresentação ao vivo

Cantor, guitarrista e compositor nascido em Itália de pais franceses, Romain Valentino vive atualmente no Porto. A sua música ecoa a pluralidade dos lugares que habitou e das línguas que fala, propondo uma viagem que começa na verdade pessoal e se transforma em comunhão artística. “Recado” é o segundo avanço de um álbum profundamente marcado pelas viagens, pela fusão cultural e por um espírito de resistência afetiva. “L’Étoile et le Chariot”, o disco de estreia de Romain Valentino, será lançado a 20 de junho com um concerto de apresentação no Mafamood, em Vila Nova de Gaia, às 21h.

Romain Valentino, capa de “L'Étoile et le Chariot”. Ilustração de Julieta Ruiz Argañaraz
Romain Valentino, capa de “L’Étoile et le Chariot”. Ilustração de Julieta Ruiz Argañaraz

Ao longo do álbum, Romain percorre um território onde se cruzam o samba e o choro brasileiros, a canzone napolitana, o jazz manouche, a chanson française, a nueva canción e até ecos do maloya – numa tapeçaria musical onde cada faixa é um encontro, um gesto de escuta e de abertura ao outro. Não percas a estreia de Romain Valentino, e segue-o no Instagram e Facebook!

Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui! Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro
Escrito por

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.