Morcheeba tem novo álbum, “Escape The Chaos”

Foto de Morcheeba

Share this post

Os Morcheeba, banda pioneira do trip-hop britânico, estão de regresso com o seu aguardado 11.º álbum de estúdio. Intitulado Escape The Chaos, o novo disco será lançado no próximo 23 de maio pela 100% Records e assinala três décadas de um percurso musical singular e profundamente influente.

O disco de Morcheeba foi antecipado pelo single “We Live And Die”, uma canção de tons cinematográficos que evoca o universo dos temas clássicos de James Bond. O tema foi também editado em vinil 7” como parte do Record Store Day, a 12 de abril, uma estreia em formato físico para a banda e uma homenagem ao seu 30.º aniversário.

Segundo Skye Edwards, vocalista da banda: “Para mim, ‘We Live and Die’ é sobre a duração da minha vida na banda, no mundo da música e na vida em geral. As linhas ficam difusas depois de tanto tempo. De certa forma, é uma homenagem aos trinta anos em Morcheeba, que correspondem a 60% da minha existência.”

Escape The Chaos: um reencontro com o essencial

O novo álbum sucede a Blackest Blue (2021) e foi gravado parcialmente em Dublin, com uma forte componente familiar: Jaega, filho de Skye, assumiu a bateria, enquanto o marido, Steve Gordon, gravou o baixo. A estes junta-se ainda Amanda Zamolo, esposa de Ross Godfrey, que contribui com voz e letras para a faixa “Pareidolia”, dando continuidade à colaboração que começou nos álbuns Deep Dive e Blaze Away.

Morcheeba, capa de Escape the Chaos
Morcheeba, capa de Escape the Chaos

“Este disco é um processo de reconexão com aquilo que realmente importa. Seja algo que está no teu coração, ou com o mundo, como sentir os pés na relva e a terra debaixo de ti,” partilha Ross Godfrey, reforçando a intenção meditativa e íntima do novo trabalho.

Ross descreve também o processo de gravação como um regresso às origens: “Foi mais parecido com os velhos tempos, quando gravávamos juntos na mesma sala.”

Tracklist de Escape The Chaos

  1. Call For Love
  2. Elephant Clouds
  3. Peace Of Me (feat. Oscar #Worldpeace)
  4. We Live and Die
  5. Far We Come
  6. Molten
  7. Bleeding Out
  8. Cooler Heads Prevail
  9. Hold It Down
  10. Dead To Me
  11. Pareidolia
  12. Escape The Chaos

Morcheeba: Uma carreira marcada pela elegância

Formados em Londres, em 1995, os Morcheeba destacaram-se desde o primeiro momento pela sua fusão única de trip-hop, soul, pop e eletrónica. Com álbuns icónicos como Who Can You Trust? (1996) e Big Calm (1998), a banda conquistou fãs em todo o mundo com temas como “The Sea” ou “Part of the Process”.

Mesmo com mudanças de formação ao longo dos anos, o regresso de Skye Edwards em 2010 trouxe novo fôlego à banda, recuperando o equilíbrio entre produção detalhada e os seus vocais suaves e hipnóticos. Desde então, Morcheeba têm continuado a lançar discos com assinatura própria, explorando novas paisagens sonoras sem perder o fio da sua identidade. Não te esqueças de visitar o Instagram de Morcheeba.

Queres ver mais notícias sobre música internacional? Carrega aqui! Estás interessado em concertos ou festivais? Dá uma espreitadela no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.