Bjork Cornucopia: O filme-concerto que captura o espetáculo mais ambicioso da artista islandesa, estreia mundialmente nos cinemas a 7 de maio — com imagens registadas ao vivo na Altice Arena, em Lisboa.
Do interminável universo visual e sonoro de Bjork Cornucopia vai finalmente chegar ao grande ecrã. Aclamado como o espetáculo mais elaborado da carreira de Björk, o concerto foi captado em alta definição durante a atuação da artista na Altice Arena, em Lisboa, em 2018, e agora estreia como filme-concerto a partir de 7 de maio de 2025, em mais de 25 países — numa exibição global com sessões limitadas.
Gravado durante a digressão do espetáculo de Bjork Cornucopia, o filme representa uma fusão monumental entre música, arte, tecnologia e performance, oferecendo ao público uma experiência imersiva que esteve em digressão mundial entre 2019 e 2023. Concebido como uma extensão cénica e sensorial dos álbuns Utopia (2017) e Fossora (2022), o espetáculo de Bjork Cornucopia junta instrumentos criados de raiz — como uma harpa magnética, flautas circulares e um aluphone — a um palco envolto por 27 cortinas móveis, projetando visuais criados por artistas como Tobias Gremmler, Andrew Thomas Huang e Gabríela Friðriksdóttir.
Bjork Cornucopia: da Altice Arena para o mundo
Björk descreveu Cornucopia como “um convite a levar a imersão da realidade virtual para o palco físico do século XXI”. E foi isso mesmo que aconteceu em Lisboa: uma experiência de som e imagem em 360 graus, que envolveu o público num ambiente multissensorial, espiritual e político — com mensagens claras sobre ecologia e futuro planetário. A gravação realizada em Lisboa ganha agora destaque como base do filme, dirigido pela cineasta islandesa Ísold Uggadóttir. A Altice Arena, completamente transformada para este espetáculo único, torna-se palco da narrativa e Lisboa passa a fazer parte da memória global deste momento artístico sem precedentes. Não é por acaso que a artista escolheu esta atuação para imortalizar em cinema: a digressão europeia de Cornucopia foi uma das mais bem recebidas da carreira de Björk, e a resposta do público português contribuiu para essa decisão.
Além do espetáculo filmado em Lisboa, o filme Bjork Cornucopia apresenta camadas visuais adicionais — com conteúdos criados para a cenografia original, intercalados com imagens de bastidores, manipulação digital em tempo real e três videoclipes especialmente selecionados pela própria artista.
A versão integral do filme será exibida nos cinemas a partir de 7 de maio, depois de uma ante-estreia na Islândia e de uma versão reduzida lançada na Apple TV+ em janeiro de 2025.
Para assinalar os 30 anos da editora Planet Mu (onde também surgem outros lançamentos paralelos de artistas experimentais), Björk junta-se a uma tendência crescente de levar a música de vanguarda para o cinema, num formato que respeita a intenção artística original sem a limitar ao palco.
A estreia internacional nos cinemas está marcada para 7 de maio de 2025, com exibições limitadas em mais de 500 salas em 25 países.


