Romain Valentino estreia-se em álbum com “L’Étoile et le Chariot”

O músico e compositor ítalo-francês Romain Valentino estreia-se em longa duração com o disco “L’Étoile et le Chariot”, que será apresentado ao vivo no próximo dia 20 de junho, às 21h, no Mafamood, em Vila Nova de Gaia. O concerto contará com banda completa e marca o culminar de um processo criativo sedimentado ao longo de vários anos.

O título do álbum remete para duas cartas do Tarot de Marselha, a Estrela e o Carro, e serve de metáfora para uma obra que cruza referências culturais e afetivas de diferentes latitudes. A produção musical ficou a cargo do português Telmo Sousa, e o resultado é um disco totalmente acústico, mas com uma riqueza tímbrica que desafia a expectativa do termo.

Um disco feito de geografias e gerações

Com 10 faixas cantadas em português e italiano, o álbum de Romain Valentino reflete uma identidade híbrida e uma abordagem profundamente pessoal à composição. As influências vão da música popular brasileira ao folclore latino-americano, passando pela canção italiana e francesa. O projeto articula o percurso de um músico em constante diálogo com os lugares que habita e com as culturas que o moldaram.

As letras, de tom íntimo e poético, revelam uma preocupação de Romain Valentino com a relação entre o indivíduo e o coletivo, explorando temas como a esperança, a transformação e o desejo de paz. Com colaborações de cerca de 20 intérpretes, o disco traz uma variedade de timbres e arranjos: vozes, percussões, cordas, sopros, guitarras e piano, compondo um universo sonoro orgânico e envolvente. Já editados encontram-se os temas “Vender o País” e “Recado” com Luca Argel, que noticiamos anteriormente.

A edição física de “L’Étoile et le Chariot” surge em formato posterzine, com projeto gráfico e lettering de Luciana Bastos e ilustrações de Julieta Ruiz Arganaraz. Um código QR presente na edição dará acesso ao álbum em alta qualidade através do Bandcamp.

Romain Valentino: um percurso entre culturas

Nascido em Milão, filho de mãe francesa e pai italiano criado em Marrocos, Romain Valentino cresceu num ambiente multilingue e multicultural. Vive atualmente no Porto, cidade onde aprofundou os seus estudos musicais, em particular no universo da MPB, do samba, do choro e de outras expressões musicais do sul global.

Romain Valentino. Crédito fotografia: Alexandra Corte-Real
Romain Valentino. Crédito fotografia: Alexandra Corte-Real

O seu percurso inclui colaborações com artistas como Luca Argel, Aníbal Zola, Carol Mello, Koinè e Ensemble de Percussão Étnica do Porto. Em 2022 foi selecionado para a residência Ethno Brazil, onde atuou em espaços emblemáticos como o Theatro Municipal de São Paulo e o Conservatório de Tatuí.

Além de músico, Romain é também formador e educador, tendo coordenado projetos financiados pela União Europeia no cruzamento entre música e cidadania. Leciona guitarra e línguas, e colabora com instituições como o Orfeão Musical de Rio Tinto e a companhia Historioscópio.

Concerto de apresentação

O concerto de apresentação de “L’Étoile et le Chariot” de Romain Valentino acontece a 20 de junho, às 21h, no Mafamood, em Vila Nova de Gaia. Os bilhetes estão disponíveis através do número 912 042 177. Será uma oportunidade única para escutar ao vivo um dos projetos mais singulares da nova música de autor feita em Portugal.

Cartaz do concerto de estreia de Romain Valentino
Cartaz do concerto de estreia de Romain Valentino

Não percas a estreia de Romain Valentino, e segue-o no Instagram e Facebook!

Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui! Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro
Escrito por

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.