Antonio Tabet, um dos nomes mais influentes do humor brasileiro contemporâneo, prepara-se para subir aos palcos portugueses com o espetáculo “Peçanha – Protocolo de Segurança”, que marca a estreia da sua personagem mais célebre, o policial Peçanha, em formato teatral. Após temporadas esgotadas no Brasil, o monólogo chega agora a Leiria, Porto, Guimarães e Lisboa, entre os dias 19 e 26 de novembro.
Com milhões de visualizações nas plataformas digitais, Peçanha é um fenómeno de popularidade — e agora ganha nova vida no teatro, num espetáculo que mistura stand-up, sátira social e narrativa teatral.
O criador do Porta dos Fundos traz o seu personagem mais icónico ao teatro português

Peçanha, uma personagem controversa num espetáculo de humor e crítica
Peçanha, o sargento-tenente-major mais sarcástico do humor brasileiro, é o centro desta peça escrita por Antonio Tabet em parceria com Gabriel Esteves e Matheus MAD. No palco, o personagem improvisa uma sessão de “instruções de segurança” ao público de uma suposta peça de teatro — uma sátira que se transforma num verdadeiro espelho da sociedade brasileira.
Durante a espera por um ator atrasado, Peçanha discorre sobre temas como racismo, homofobia, machismo, inclusão de género, família, futebol e autoajuda, expondo, com humor afiado, as contradições e hipocrisias da sociedade atual. O espetáculo é dirigido por Daniel Nascimento e conta com produção da H2N Culture Connectors.
De fenómeno digital a nome maior da cultura pop
Antonio Tabet é mais do que um comediante. É também empreendedor, autor e um dos principais nomes da cultura digital brasileira. Fundou o Kibe Loco, o influente Porta dos Fundos (vencedor de um Emmy Internacional), e projetos como os canais Desimpedidos, My News e GOAT.
Aos 47 anos, o ator e argumentista estreou-se recentemente nas telenovelas com “Elas por Elas” (TV Globo), e cumpre agora o desejo antigo de se dedicar ao palco. “A minha carreira de ator começou tarde, e quando o Porta estourou eu quis aproveitar o tempo com os meus filhos. Agora, chegou o momento certo”, partilha.
Datas da digressão em Portugal
- 19 de novembro – Teatro José Lúcio da Silva, Leiria
- 20 de novembro – Teatro Sá da Bandeira, Porto
- 21 de novembro – São Mamede CAE, Guimarães
- 26 de novembro – Teatro Tivoli BBVA, Lisboa
Ficha técnica
- Atuação e idealização: Antonio Tabet
- Direção: Daniel Nascimento
- Dramaturgia: Antonio Tabet, Gabriel Esteves, Matheus MAD
- Direção de Produção: Renata Galvão Miklos e Eduardo Nobrega
- Produção: H2N Culture Connectors
- Produção Técnica: Jesiel da Silva
- Identidade Visual: Arthur Santiago
Estás interessado em concertos ou festivais? Dá uma espreitadela no Calendário de Concertos e Festivais.
