A banda portuguesa Ela Jaguar acaba de lançar o seu aguardado álbum de estreia, um registo homónimo que consolida a identidade sonora do quarteto de Oeiras. Com nove faixas originais e uma edição totalmente independente, o disco é um manifesto de liberdade artística e amadurecimento musical, e estará também disponível em edições físicas de CD e vinil nos próximos meses.
A acompanhar este lançamento, chega “Kru 85”, o novo single da banda e tema de abertura do álbum. Com percussões assimétricas, baixo pulsante e guitarras que sugerem um crescendo constante, o instrumental transporta o ouvinte para uma paisagem sonora intensa e hipnótica. “É como o despertar de um jaguar ao amanhecer” — um início simbólico e cinematográfico que estabelece o tom para o restante percurso do disco.
“Ela Jaguar”: nove temas, muitas camadas
Gravado e misturado por Gonçalo Moniz e Leonardo Nakabayashi (que assina também a masterização), o álbum “Ela Jaguar” foi rodado ao vivo ao longo de 2023 e 2024 antes de ser fixado em estúdio. É este processo de maturação que se traduz agora numa obra coesa e orgânica, onde soul, indie rock, hip-hop, world music e r&b se fundem numa linguagem muito própria.
“O amor à música e às canções, o amor aos amores da nossa vida, aos familiares e aos amigos, são o mais importante de tudo — e são a razão de ser destas canções.” refere a banda

A faixa “17”, com a voz de NOMI (Tiago Cardoso), destaca-se pela forma como aborda o crescimento interior e a transição para a idade adulta. Já “Times 60” evoca o charme retro das séries televisivas dos anos 60, com arranjos de saxofone de João Cabrita. “B.M.F.” retoma NOMI, desta vez num registo lírico cru e direto, abordando o bullying e a afirmação pessoal com uma combinação poderosa de hip-hop e melodia.
Outras surpresas incluem “Chicken ’n Everything”, que parte de uma recriação vocal baseada numa entrevista de Ana de Armas, e “AIR”, faixa instrumental de fecho, delicada e etérea. Tudo isto se entrelaça numa narrativa emocional com um denominador comum: o amor à música, à vida e às pessoas.
Uma nova digressão e uma nova etapa
Formados no final de 2019, os Ela Jaguar são Pedro Sacchetti (guitarra), Nuno Henriques (baixo), Filipe Ferreira (bateria) e João Fonseca (percussão), contando ainda com colaborações pontuais de Rómulo Pereira (guitarra solo) e Cláudia Correia (teclados). Com o disco agora lançado, a banda prepara-se para a sua “Tour Verão”, uma série de datas ao vivo que levará a energia e profundidade do álbum a várias cidades do país.

ATour Verão 2025, conta com seis concertos confirmados de norte a sul do país. A digressão arranca a 17 de maio em Odivelas, no Mosteiro São Dinis, e segue para Torres Vedras a 14 de junho, com paragem no Bang Venue. Em julho, a banda atua no Mavy Café Concerto, em Braga no dia 4, e no CAAA, em Guimarães, no dia seguinte. Em setembro, os Ela Jaguar passam por Portalegre, no Pátio da Casa, a 12 de setembro, e encerram a tour em Évora, no espaço SHE, no dia 13.
O álbum de estreia “Ela Jaguar” está acessível para escuta integral em streaming e “Kru 85”, o novo single, também já se encontra disponível nas principais plataformas digitais. Aproveita e segue a banda no Instagram!
Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui! Estás interessado em mais concertos ou festivais? Dá uma espreitadela no Calendário de Concertos e Festivais.