Festival MOSAICO anima centro histórico de Viseu com 30 concertos gratuitos

Festival Mosaico

Share this post

Começa hoje 10 de julho o Festival MOSAICO, uma nova celebração urbana que transforma o centro histórico de Viseu num grande palco a céu aberto. Ao longo de três dias (até 12 de julho), o evento oferece 30 concertos gratuitos distribuídos por cinco palcos emblemáticos da cidade, numa verdadeira festa da diversidade musical e da cultura contemporânea.

Com o mote “O caminho da felicidade”, o Festival MOSAICO propõe uma experiência sensorial plural, onde se cruzam sonoridades urbanas, eletrónicas, fado contemporâneo, ritmos globais e projetos híbridos. A iniciativa promove a circulação livre do público entre os vários espaços, permitindo desenhar percursos musicais personalizados entre as 19h45 e as 24h00.

Festival Mosaico: Três dias, cinco palcos, trinta concertos

Os palcos estão espalhados por locais icónicos de Viseu como a Praça D. Duarte, o Mercado 2 de Maio, o Adro da Sé, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Largo de Santa Cristina (com dois palcos adjacentes), reforçando a ligação entre o património da cidade e a energia da criação musical contemporânea.

Destaques da programação:

10 de julho: Jovem Dionísio, Ricardo Ribeiro, Soraia Tavares, Bateu Matou, Bianca Barros, Expresso Transatlântico, Miss Universo, O Pouca Roupa, Davi Santiago e O Marta
11 de julho: Agir, Buba Espinho, Nenny, Tiago Nacarato, Milhanas, Moullinex GPU, Cantadeiras da Essência Alentejana, Marlow Digs, Outlaw Alliance, Érika Martyns e Tilhon
12 de julho: Mizzy Miles, The Black Mamba, Rita Rocha, The Legendary Tiger Man, Noiserv, Irma, Carne, Matay, Amaterazu e os Bastardos do Cardeal

Festival Mosaico, mapa dos palcos
Festival Mosaico, mapa dos palcos

Cultura, coesão e participação

Em conferência de imprensa, a vereadora da Cultura de Viseu, Leonor Barata, destacou que o Festival MOSAICO “é mais do que um evento artístico: é uma plataforma de ativação cultural do centro histórico, que promove coesão social, sustentabilidade urbana e turismo cultural”. A proposta assume-se como um convite ao reencontro com a cidade e com os outros, através da música, num ambiente gratuito, inclusivo e participativo.

Com acesso livre e uma programação eclética, o Festival MOSAICO inaugura uma nova tradição cultural em Viseu, reunindo artistas de diferentes geografias e estilos num mosaico sonoro pensado para todos.

Lê ainda:

Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui!  Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

Imagem -

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.