Festivais de Outono 2025 voltam a Aveiro com foco na juventude

Festivais de Outono, em Aveiro, organizado pela Universidade de Aveiro

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A Universidade de Aveiro organiza a 21.ª edição do Festivais de Outono. São mais de 15 concertos, de 26 de outubro a 28 de novembro, todos eles a girar em torno de um tema central: Juventude e Tecnologia. A programação mistura música clássica, sonoridades contemporâneas e projetos experimentais que usam ferramentas digitais para explorar novos caminhos criativos.

Pedro Rodrigues, diretor artístico e professor na Universidade de Aveiro, enquadra esta edição numa reflexão sobre o lugar que a música ocupa nas vidas dos mais novos e o modo como a tecnologia pode expandir e democratizar o acesso à cultura.

O papel da música no seio das novas gerações, bem como as tipologias de intervenção da tecnologia em contextos artísticos enquanto possibilitadora de novas formas de expansão criativa e participação, inclusiva e enriquecedora de toda a comunidade“, sublinha Pedro Rodrigues no texto de apresentação.

Festivais de Outono: Apostas na formação e no talento regional

A programação do Festivais de Outono deste ano materializa-se através de uma rede de parcerias com instituições de ensino artístico da região. Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, Banda Amizade, Conservatório de Música e Artes do Dão e os próprios departamentos da UA juntam-se para criar um espaço de visibilidade aos jovens intérpretes que começam agora a traçar percursos profissionais. Esta malha de colaborações permite que o Festivais de Outono funcionem simultaneamente como montra e laboratório, onde a experimentação convive com a tradição e os músicos em formação partilham palco com nomes já consagrados. Fica um teaser do Festivais de Outono, edição de 2023 em baixo:

O concerto inaugural, marcado para 26 de outubro, exemplifica bem esse diálogo. A Orquestra Filarmonia das Beiras atua no Auditório Renato Araújo com a violinista Laura Peres, vencedora do 1.º Prémio no Prémio Jovens Músicos 2024, sob a batuta do maestro Jan Wierzba. Já o fecho, a 28 de novembro no Teatro Aveirense, reúne a Orquestra Filarmonia das Beiras com a Orquestra Sinfónica do DeCA da Universidade de Aveiro e o saxofonista Henrique Portovedo, numa direção de Luís Carvalho.

Orquestra Filarmónica das Beiras
Orquestra Filarmónica das Beiras

Nomes nacionais e latino-americanos na programação

Entre os destaques do cartaz do Festivais de Outono está Surma, que atua a 6 de novembro no GrETUA. A artista portuguesa tem-se afirmado como uma voz singular no panorama eletrónico nacional, explorando territórios onde a música de dança se cruza com narrativas intimistas. Outro momento aguardado acontece a 14 de novembro, quando Martín Sued sobe ao palco acompanhado pela Orquestra Assintomática. O projeto, nomeado para os Latin Grammys 2025, propõe uma fusão entre raízes argentinas e arranjos orquestrais, num registo que tem conquistado públicos além-fronteiras.

Daniel Bernardes, distinguido com o Prémio SPA Autores 2025, apresenta-se a 20 de novembro no Auditório do DeCA, com abertura de Mariana Rosas do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian. A diversidade estética atravessa também propostas como o Ensemble Voz de Fora (18 de novembro, Capela do Senhor das Barrocas), o Trio Sonância (25 de novembro, Teatro Vista Alegre, Ílhavo) ou o duo formado por Nuno Soares e Yuri Popov (27 de novembro, Seminário de Santa Joana Princesa).

Surma. Crédito Fotografia: Rui Palma
Surma. Crédito Fotografia: Rui Palma

Tecnologia e experimentação sonora

O tema Juventude e Tecnologia ganha forma concreta em projetos como “Ligados às Máquinas”, agendado para 22 de novembro. Este concerto explora as possibilidades criativas que emergem quando intérpretes e dispositivos tecnológicos trabalham em conjunto, interrogando limites entre composição, improvisação e geração algorítmica de som. “Presente(em)mente”, marcado para 11 de novembro, segue linha semelhante ao propor um diálogo entre práticas performativas e recursos digitais aplicados à música ao vivo.

A reflexão sobre o papel das máquinas na criação artística atravessa várias gerações de compositores e intérpretes. O que esta edição do Festivais de Outono parece querer sublinhar é que a tecnologia deixou de ser apenas ferramenta auxiliar para se tornar ela própria agente criativo, capaz de abrir caminhos que a interpretação tradicional não consegue alcançar sozinha.

Ligados às Maquinas
Ligados às Maquinas

Concertos para famílias voltam ao programa

Os “Concertos para Famílias”, que nas edições anteriores do Festivais de Outono conquistaram o público infantil, regressam com três sessões matinais. A Camerata do Dão, sob direção de Sérgio Neves, inaugura este eixo a 9 de novembro. No dia 16, sobem ao palco António Pereira e Lígia Madeira. Estes concertos, pensados para quem dá os primeiros passos na escuta musical, propõem formatos mais curtos e interativos, quebrando a distância habitual entre palco e plateia. A intenção passa por criar memórias sonoras na infância, num tempo em que a relação com a música se constrói cada vez mais através de ecrãs e algoritmos de recomendação.

Orquestras académicas e conservatórios em destaque

A componente formativa marca presença forte no Festivais de Outono com várias atuações de agrupamentos ligados às instituições parceiras. A Orquestra de Sopros da UA, com a pianista Ana Telles e direção de Alberto Roque, apresenta-se a 30 de outubro. A Banda Amizade, dirigida por Carlos M. Marques, atua a 2 de novembro. Já a 23 de novembro, o Coro e Orquestra da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian sobem ao palco da Nave Multiusos Caixa UA, sob direção de Emanuel Pacheco.

Estes concertos permitem aos estudantes confrontarem-se com públicos reais, fora do ambiente protegido das salas de aula e audições internas. Para muitos jovens músicos, representam um primeiro contacto com a pressão e a adrenalina de atuar num festival com programação profissional.

Programa do Festivais de Outono

  • Concerto de Abertura
    Orquestra Filarmonia das Beiras | Laura Peres (violino) | Jan Wierzba (direção)
    26 de outubro | 17h00 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Orquestra de Sopros da UA | Ana Telles (piano) | Alberto Roque (direção)
    30 de outubro | 21h30 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Banda Amizade | Carlos M. Marques (direção)
    2 de novembro | 17h00 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Al Jus
    4 de novembro | 21h30 | Igreja Matriz de Oliveira de Azeméis

  • Surma
    6 de novembro | 21h30 | GrETUA — Aveiro

  • Laureados UA | Gabriela Martins | Gnose Quartet
    8 de novembro | 17h00 | Auditório do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem — Departamento de Comunicação e Arte (DeCA), Aveiro

  • Concertos para Famílias: Camerata do Dão | Sérgio Neves (direção)
    9 de novembro | 11h00 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Presente(em)mente
    11 de novembro | 21h30 | Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, Aveiro

  • Martín Sued e Orquestra Assintomática
    14 de novembro | 21h30 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Concertos para Famílias: António Pereira e Lígia Madeira
    16 de novembro | 11h00 | Auditório Renato Araújo — Edifício da Reitoria, Aveiro

  • Ensemble Voz de Fora
    18 de novembro | 21h30 | Capela do Senhor das Barrocas, Aveiro

  • Daniel Bernardes | Abertura por Mariana Rosas (CMACG)
    20 de novembro | 21h30 | Auditório do Departamento de Comunicação e Arte, Aveiro

  • Ligados às Máquinas
    22 de novembro | 17h00 | Auditório do Complexo das Ciências de Comunicação e Imagem, Aveiro

  • Coro e Orquestra da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro | Emanuel Pacheco (direção)
    23 de novembro | 17h00 | Nave Multiusos Caixa UA, Aveiro

  • Trio Sonância | Abertura por Tiago Pereira (CMACG)
    25 de novembro | 21h30 | Laboratório das Artes — Teatro Vista Alegre, Ílhavo

  • Nuno Soares e Yuri Popov | Abertura por Pedro Lima (CMACG)
    27 de novembro | 21h30 | Seminário de Santa Joana Princesa, Aveiro

  • Concerto de Encerramento
    Orquestra Filarmonia das Beiras | Orquestra Sinfónica do DeCA da UA | Henrique Portovedo (saxofone) | Luís Carvalho (direção)
    28 de novembro | 21h30 | Teatro Aveirense — Aveiro

Acessibilidade e distribuição geográfica

A programação do Festivais de Outono distribui-se por vários espaços da região, levando a música a Oliveira de Azeméis (4 de novembro, Igreja Matriz, com Al Jus) e a Ílhavo (25 de novembro, Laboratório das Artes). Vários concertos têm entrada livre, sujeita à lotação das salas, sem possibilidade de reserva prévia. Os restantes bilhetes para o Festivais de Outono encontram-se à venda na BOL. Esta estratégia procura alargar o acesso à programação, reconhecendo que o preço pode funcionar como barreira para quem ainda está a descobrir o gosto pela música ao vivo.

A escolha dos espaços também revela essa preocupação: igrejas, teatros históricos, auditórios universitários e equipamentos culturais municipais alternam-se no calendário, adaptando o tipo de concerto às características acústicas e simbólicas de cada lugar. A Capela do Senhor das Barrocas, o Seminário de Santa Joana Princesa ou o Teatro Aveirense ganham nova vida enquanto palcos temporários, lembrando que a música existe sempre em relação ao espaço que a acolhe.

O Festivais de Outono consolida-se assim como uma plataforma onde as gerações dialogam através do som, testando como a tecnologia pode aproximar públicos sem apagar a especificidade do gesto interpretativo. Mais informações e programação completa disponíveis em www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono.

Instagram: @festivaisdeoutono | Facebook: @festivaisdeoutono.ua

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Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.