Ecos do Dão: residência artística abre candidaturas para músicos emergentes

Banner Ecos do Dão, open call do coletivo CVME

Share this post

Estão oficialmente abertas as candidaturas para a Open Call Ecos do Dão, uma iniciativa do CVME – Coletivo Viseense de Músicos Emergentes, dirigida a músicos emergentes que vivam em Portugal. O Ecos do Dão arranca com a sua primeira residência artística entre os dias 21 e 27 de julho de 2025, em Viseu.

Depois do sucesso da primeira iniciativa do coletivo, “Ser Músicx e Etc”, o CVME regressa com Ecos do Dão, um ciclo de três residências criativas que promovem a colaboração entre músicos do concelho de Viseu e de outras regiões do país. A proposta parte da ideia de que criar música é mais do que compor sons — é trocar experiências, explorar novos contextos e dar corpo a uma visão coletiva e autêntica da criação artística.

Ecos do DãoTrês músicos, uma semana intensa de criação

Nesta primeira residência, serão selecionados dois músicos residentes no concelho de Viseu e um músico de qualquer outra região do país. Os três artistas vão mergulhar numa semana intensiva dedicada à criação, produção e gravação musical, com o apoio da produtora Xibita.

O processo culmina com um concerto final no espaço cultural Carmo’81, em Viseu, e com a seleção de quatro temas originais desenvolvidos ao longo da residência. Os temas serão posteriormente misturados e masterizados, dando continuidade ao trabalho iniciado em residência e projetando os artistas envolvidos para novas oportunidades.

Cartaz do Open Call Ecos do Dão, uma iniciativa do CVME - Coletivo Viseense de Músicos Emergentes
Cartaz do Open Call Ecos do Dão, uma iniciativa do CVME – Coletivo Viseense de Músicos Emergentes

Ecos do Dão pretende afirmar-se em Viseu como um espaço de encontro entre artistas com trajetórias distintas, mas com uma vontade comum de criar e partilhar. O programa valoriza o território e a identidade local, ao mesmo tempo que promove o diálogo com diferentes geografias e linguagens musicais.

Longe dos grandes centros, é muitas vezes que nascem as ideias mais autênticas. É esse espírito que dá forma a esta iniciativa, fazendo de Viseu um ponto de encontro entre talentos emergentes.

Candidaturas até 29 de junho, já não tens muito tempo!

As candidaturas para esta primeira residência decorrem até ao dia 29 de junho de 2025. Todos os detalhes e regulamento estão disponíveis através das páginas oficiais do CVME. Os interessados podem ainda contactar a organização através do e-mail [email protected] e podem visitar a sua página do Instagram. O projeto Ecos do Dão conta com o apoio do Município de Viseu, no âmbito do programa Eixo Cultura.

Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui!  Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.