Biografia de MF Doom vai ser lançada este ano

Uma biografia sobre a vida e obra de MF DOOM está programada para ser lançada este ano. Escrita pelo jornalista S. H. Fernando JR, também conhecido como SKIZ.

Intitulada ‘As Crónicas de DOOM: Desvendando o Iconoclasta Enmascarado do Rap’, a obra irá explorar a carreira do artista anónimo, desde as suas diversas personas até aos seus projetos, com entrevistas exclusivas. O livro está dividido em cinco secções: O Homem, O Mito, A Máscara, A Música e A Lenda, cobrindo diferentes aspectos da vida de MF DOOM, desde os seus primeiros passos no grupo de hip hop KMD até ao seu amor por desenhos animados e banda desenhada, entre outras influências.

DOOM – nome verdadeiro Daniel Dumile Jr. – faleceu subitamente há três anos, a 31 de outubro de 2020, após ser hospitalizado devido a uma reação adversa à medicação para a pressão arterial no St. James’ University Hospital, em Leeds. Tinha 49 anos. Esta semana, os fãs celebraram o 20º aniversário do influente e adorado álbum ‘Madvillainy’ de DOOM e Madlib.

Em 2021, foi relatado que DOOM quase tinha terminado um novo álbum em colaboração com Madlib antes de falecer.

O fundador da Stones Throw Records – a editora que lançou o LP clássico em 2004 – explicou num podcast que DOOM lhe enviou 11 faixas para o projeto em 2009, mas queria adiar o lançamento para terminar “mais algumas músicas”, acrescentando: “Fiquei um pouco frustrado e pensei, ‘vai acontecer quando acontecer’. Não quero ser o tipo de pessoa a forçar a criatividade ou algo do género.”

Pedro Ribeiro
Escrito por

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.