ATLAS 2025 abre inscrições para oficinas de criação musical com Noiserv e mais músicos convidados

Atlas 2025

Share this post

A 6.ª edição do ATLAS – Oficinas de Formação Artística já está com inscrições abertas e decorre de 7 a 12 de julho nos cinco municípios do Vale do Minho – Melgaço, Monção, Valença, Vila Nova de Cerveira e Paredes de Coura. Este ano, o mote é a música e o desafio é lançado a jovens entre os 12 e os 16 anos para participarem num processo coletivo de criação musical, orientado por músicos convidados.

O projeto é promovido pelas Comédias do Minho e a participação é gratuita, com inscrições abertas até ao dia 30 de junho, disponíveis através do site comediasdominho.com ou presencialmente nas bibliotecas e espaços culturais locais. Cada concelho terá 15 vagas disponíveis.

ATLAS 2025: Um espaço para criar, experimentar e ouvir

Atlas 2025, Cartaz
Atlas 2025, Cartaz

Durante uma semana, os participantes vão trabalhar em grupo na composição de uma música original, utilizando ferramentas técnicas e eletrónicas, sempre com foco na escuta ativa, partilha de ideias e expressão criativa. O processo culmina numa apresentação pública, a realizar-se no dia 12 de julho, às 11h00, nos jardins da Biblioteca Municipal de Monção.

As oficinas decorrem diariamente entre as 10h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 16h30, e serão orientadas pelos seguintes músicos:

  • Samuel Martins CoelhoMelgaço (Casa da Cultura)
  • Beatriz RolaMonção (Biblioteca Municipal)
  • Rui LemosValença (Biblioteca Municipal)
  • Mariana Leite SoaresVila Nova de Cerveira (Biblioteca Municipal)
  • NoiservParedes de Coura (Centro Cultural)

A música como ponte entre mapas e comunidades

O ATLAS é mais do que uma oficina – é um projeto pedagógico que liga jovens, artistas e território através das artes contemporâneas. A proposta deste ano é usar a música como ferramenta para construir caminhos, passagens e novas formas de ver e sentir o mundo.

“Desejamos um espaço onde os jovens se expressem musicalmente através da construção coletiva”, sublinha a organização.

Através da valorização das ideias, sentimentos e expressões individuais dos participantes, o ATLAS pretende estimular a criatividade, o pensamento crítico e a autonomia, incentivando uma participação ativa na vida cultural da região. Podes ver mais informações no site www.comediasdominho.com

Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui!  Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.