O single de estreia dos aBAND’onados, banda de Coimbra, já está disponível: “Baixar os Braços (Não)” antecipa o lançamento do seu primeiro álbum no dia 11 de julho. A canção que dá nome ao disco, “Baixar os Braços (Não)”, é um manifesto de resistência e convicção, uma afirmação sonora da vontade inabalável da banda em fazer e acontecer, mesmo contra todas as adversidades.
Com uma fusão energética de estilos que vai do punk rock ao pop rock, com toques de funk, este primeiro tema antecipa um álbum de estreia carregado de identidade, atitude e uma mensagem forte. “Baixar os Braços (Não)” dá o mote para o que aí vem: nove faixas originais onde se cruzam histórias de vida, amor, crítica social, resiliência e celebração.
Sobre os aBAND’onados
Os aBAND’onados, banda formada em 2020 por Ricardo Serra (voz e guitarra), João Vilela (guitarra e coros), Pedro Amado (baixo e coros) e Ricardo Basílio (bateria), acredita na música enquanto ferramenta de expressão e transformação.
“Ao criar este álbum, queremos transmitir não apenas a nossa paixão pela música, mas também as nossas experiências e perspetivas de vida”, sublinha Ricardo Serra.
O disco “Baixar os Braços (Não)” foi gravado maioritariamente na Blue House, com mistura e masterização a cargo do Soundstudio09, estúdio onde também foi produzido o tema “Ser Motard”. Até ao lançamento do álbum, os aBAND’onados prometem revelar dois novos singles: “Vai Lá”, a 13 de junho, e “Ser Motard”, a 27 de junho.
“É o mote para que outras bandas pequenas como nós se sintam incentivadas a gravar em estúdio as suas músicas.” reforça Ricardo Basílio
“Baixar os Braços (Não)” Sai dia 11 de Julho

Entre a emotividade da balada “Vai Lá”, a crítica incisiva de “Justiça em Portugal” e a adrenalina de “Ser Motard”, os aBAND’onados propõem uma experiência musical coesa e com muito a dizer. Segundo Pedro Amado, baixista da banda:
“Fazer este CD é o culminar do primeiro grande objetivo enquanto banda e traz a certeza de que vamos continuar o nosso caminho a lutar pela divulgação da nossa música.”
O alinhamento do disco percorre territórios diversos, sempre com a mesma entrega e autenticidade:
- Baixar os Braços (Não)
- Se Eu Pudesse
- Justiça em Portugal
- Vai Lá
- Estou Aqui
- Zé Ninguém
- Conquista
- Ser Motard
- Tu Só Vives Uma Vez
Para ouvir de braços no ar
Com o lançamento do primeiro single, os aBAND’onados abrem caminho para o seu tão aguardado álbum de estreia, que promete marcar pela força das palavras e pela energia da sua música. “Baixar os Braços (Não)” não é apenas um título, mas uma forma de estar inconformista, uma atitude perante a vida e perante a arte.
O álbum “Baixar os Braços (Não)” chega às plataformas digitais no dia 11 de julho. Até lá, o primeiro tema já pode ser escutado em todas as plataformas de streaming. E não te esqueças de acompanhar também a banda no seu Instagram e Facebook!
Queres ver mais notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui! Se estás interessado em concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.

