.As Soul ID, duo de Aveiro composto por Diana Silva e Inês Bola acabaram de lançar o segundo single da sua carreira, e desta vez apostaram numa sonoridade que vai fazer o público derreter.
“Melting like butter” chegou às plataformas digitais na sexta-feira, 8 de Agosto, e apresenta-se com uma sonoridade e produção pop bem arejada, trazendo-nos uma mistura envolvente de r&b, soul e afrobeat que marca uma nova fase para as duas jovens músicas. Diana, vocalista e letrista, e Inês, teclista e compositora, criaram uma canção sobre amor e intimidade que não deixa ninguém indiferente, com o refrão a colar ao ouvido nas primeiras passagens do tema.
“Melting like butter”
A faixa surgiu da parceria com o guitarrista e produtor Álvaro Rojas, numa colaboração que já tinha dado frutos anteriormente. Diana, vocalista e letrista, e Inês, teclista e compositora, criaram uma canção sobre amor e intimidade que não deixa ninguém indiferente, com o refrão a colar ao ouvido nas primeiras passagens do tema. A produção vocal ficou a cargo de Diana Martinez, enquanto a mixagem e masterização foram confiadas ao engenheiro Rúben Teixeira. Como explicam, o tema explora a intimidade física e emocional com uma maturidade surpreendente.
“É a intimidade que nos faz baixar a guarda, render-nos ao outro, e vermo-nos como nunca nos vimos antes”, Soul ID sobre a essência da canção.

EP de estreia ainda este ano
“Melting like Butter” será a única música em inglês do EP de estreia das Soul ID, que promete chegar ainda em 2025 com mais seis canções em português. Uma estratégia interessante que mostra a versatilidade linguística e musical do duo aveirense.
O EP, segundo as próprias, “inspira à autenticidade e honestidade, principalmente connosco próprias”.
Os temas passam por amor, vulnerabilidade e superação, mas também pela coragem de sonhar mais alto e pela necessidade de abraçar o presente.
“Passa pela coragem de sonhar mais alto; mas também de abraçar o presente, aceitar as constantes transformações da vida e da urgência de desacelerar para encontrar paz e equilíbrio no meio do caos”, revelam Diana e Inês.
Prémios que confirmam o talento
O percurso das Soul ID tem sido pontuado por reconhecimentos importantes. Em 2025, venceram o concurso Free Your Music e conquistaram o 3.º lugar no concurso de bandas de Ílhavo. Anteriormente, em 2022, já tinham ficado em 2.º lugar da classificação geral no Festival da Canção Vida, levando ainda para casa o prémio de Melhor Mensagem.
Não foi por acaso que “Melting like butter” recebeu também uma menção honrosa no Aveiro Jovem Criador em 2023, chegando mesmo a estar em exibição no Museu de Aveiro Santa Joana. Uma trajectória ascendente que mostra a qualidade do projecto e a capacidade das duas músicas aveirenses para cativar tanto júris como público.

Para quem quiser conhecer as Soul ID ao vivo, há uma oportunidade imperdível: dia 1 de Novembro, no foyer da Casa da Cultura de Ílhavo. Uma hipótese de sentir de perto o groove que tem conquistado Aveiro e ficar a conhecer desde cedo este projeto bastante recente e bastante promissor.
Com apenas dois singles lançados que podes ouvir aqui, as Soul ID já mostram uma identidade musical definida e uma capacidade de produção bem definida e que revelam bem as suas ambições e seriedade. O duo representa uma geração que não tem medo de cantar em português ou inglês (e fazê-lo bem), misturando diversas influências – neste caso, do r&b ao afrobeat, passando pelo soul clássico. Sem dúvida, uma dupla a seguir de perto, e não te esqueças, “Melting like butter” já está disponível em todas as plataformas digitais.
Para mais informações: Página oficial Soul ID | Instagram: @soul___id
Estás interessado em notícias sobre música portuguesa? Carrega aqui! Se queres ver datas de concertos ou festivais, dá uma vista de olhos no Calendário de Concertos e Festivais.
