Tradidanças 2025 lança concurso de música tradicional contemporânea

O Tradidanças 2025 – Festival de Tradições, Dança, Música e Natureza regressa a Carvalhais, São Pedro do Sul, entre 30 de julho e 3 de agosto, e traz novidades na bagagem. Para além do anúncio das datas da sua sétima edição, a organização avança com a criação do 1.º Concurso de Música Tradicional Contemporânea e abre também inscrições para várias áreas de participação no festival.

Concurso de Música Tradicional Contemporânea

Com o objetivo de fomentar a criação original inspirada nas raízes da música portuguesa, a ATASA, entidade organizadora do festival, desafia músicos e criadores a apresentarem temas que cruzem tradição com inovação. A proposta passa por composições originais que usem instrumentos tradicionais portugueses e que se baseiem em estruturas rítmicas associadas a danças tradicionais.

As candidaturas estão abertas até 15 de maio e os temas submetidos serão avaliados por um júri, antes de passarem a uma fase de votação pública online. O regulamento e o formulário de candidatura estão disponíveis no site oficial em www.tradidancas.pt/concurso-musica-tradicional

Voluntariado, feira de artesãos e restauração

A partir de 2 de maio, estarão abertas as inscrições para integrar a equipa de voluntariado, bem como para participar na feira de artesãos e terapeutas e na zona de restauração. Uma oportunidade para fazer parte ativa da experiência Tradidanças, colaborando diretamente com a produção e com a dinâmica do festival. Podes ver todas as informações em www.tradidancas.pt/participar .

Como chegar ao Tradidanças 2025, bilhetes e programação

O Tradidanças 2025 fica situado em Carvalhais, freguesia do concelho de São Pedro do Sul, rodeada por natureza e com fácil acesso à Serra da Arada e ao rio Vouga. Podes la chegar de carro – A partir de Lisboa (cerca de 3h) ou Porto (cerca de 1h30). Segue pela A25 até à saída para São Pedro do Sul. Carvalhais está bem sinalizada – ou transportes publicos, por exemplo Rede Expressos ou Flixbus.

Podes acampar na zona do festival, com campismo gratuito se tiveres o passe geral, e inclui chuveiros e zonas com sombra, ideal para quem quer ficar mesmo no coração do festival. Recomendamos a visita ao Poco Negro e Poco Azul, assim como caminhadas pela Serra da Arada e pelo rio Vouga.

Os bilhetes diários para o Tradidanças 2025 estarão à venda a partir de 2 de maio, tanto online como nos pontos de venda habituais. Já o passe geral para os cinco dias de festival encontra-se disponível, com campismo incluído.

A programação completa, incluindo os cabeças de cartaz de 2025, será anunciada durante o mês de maio. O festival promete, como sempre, uma celebração intergeracional da música e da dança, num encontro entre a tradição e as práticas contemporâneas, com a natureza como pano de fundo. Podes ver o nosso artigo anterior sobre o evento aqui.

Estás interessado em mais datas de concertos ou festivais? Dá uma espreitadela no Calendário de Concertos e Festivais.

Pedro Ribeiro
Escrito por

Pedro Ribeiro

Pedro Ribeiro é o fundador do musica.com.pt. Como músico e produtor conta com mais de 25 anos de experiência no mundo da música, tendo participado em projetos como Peeeedro, Moullinex, MAU, entre outros, e tocando em venues como Lux, Maus Hábitos, Plano B, Culturgest, Glasgow School of Arts, entre muitas outras salas e locais em Portugal e no estrangeiro. Compôs música para teatro (Jorge Fraga, Graeme Pulleyn, Teatro Viriato), dança contemporânea (Romulus Neagu, Peter Michael Dietz, Patrick Murys, Teatro Viriato), TV (RTP2) e várias rádios.