Ghost-Note lança Grandma’s Curtains com Eric Gales

Ghost-Note lançou o single soul com estilo dos anos 70 “Grandma’s Curtains (ft. Eric Gales)” do seu próximo terceiro álbum Mustard n’Onions (lançamento previsto para 19 de abril). Liderado pela dupla multi-GRAMMY® vencedora da Snarky Puppy, o baterista-teclista Robert Sput Searight e o percussionista Nate Werth, Mustard n’Onions será o primeiro novo LP do grupo em seis anos e a sua estreia na Mack Avenue Music Group/Artistry Music.

O vinil será lançado exclusivamente para o Record Store Day como um set 2-LP em edição limitada em vinil ecológico laranja/amarelo (100% reciclado). Escrito por Sput à imagem dos seus favoritos da soul dos anos 70 – Tower of Power, Sly and the Family Stone e Parliament-Funkadelic – o single apresenta um trabalho explosivo de guitarra de Eric Gales. “Quando esta música estava a ser criada nos anos 70,” explica Sput, “eu estava a puxar as cortinas da minha avó quando ela estava a tomar conta de mim, porque eu queria olhar pela janela.”

Também presente na viagem funk de Mustard n’Onions está um grupo de grandes nomes do groove. Mais marcante é a presença do herói do R&B/jazz Bernard Wright (1963-2022), cujas performances em três faixas seriam algumas das suas últimas aparições gravadas. Outros convidados em Mustard n’Onions incluem Karl Denson, o membro fundador do Robert Glasper Experiment, Casey Benjamin, os destaques da Snarky Puppy Mark Lettieri e Jay Jennings, o ilustre pedal-steel Travis Toy, o lendário Marcus Miller no baixo elétrico e o baixista visionário da banda MonoNeon, que co-escreveu o primeiro single “Bad Knees.”

Há mais de uma década, Sput e Werth encontraram-se a atuar juntos na poderosa fusão de raízes do Texas, Snarky Puppy – Werth na sua configuração criativa e globalmente curada de percussão, e Sput nos teclados e, mais tarde, na bateria. O que se desenvolveu foi um grande respeito mútuo e uma afinidade musical entre os dois que beirava a telepatia. Num certo ponto durante a sua incansável agenda de digressões, o solo improvisado noturno de Sput começou a significar um novo caminho. “Aborreci-me de fazer solos de bateria,” diz Sput, “então pedi ao Nate para se juntar a mim. Era como se estivéssemos a terminar as frases um do outro. Fizemo-lo tão bem que os fãs começaram a aproximar-se e a perguntar, ‘Qual é o nome daquela música que tu e o percussionista estavam a citar?'”

Uma ideia para um CD de batidas foi concebida, que rapidamente se transformou em Ghost-Note – um grupo que funcionaria menos como um “coletivo” à la Snarky Puppy e mais como um esquadrão dedicado. Mustard n’Onions apresenta uma história do amadurecimento e solidificação do conjunto e da descoberta da sua identidade. No lançamento livre de 2018 da banda, Swagism, a formação ainda estava em desenvolvimento e, como explica Sput, “Não tínhamos um som; não sabíamos como íamos soar.”

A música em Mustard n’Onions, diz ele, reflete o caráter consolidado de uma unidade cuja “camaradagem e química” se acumularam ao longo de inúmeras atuações, e quase todos os membros da banda têm pelo menos um crédito de escrita. Sput continua a ser o principal escritor e diretor musical dos Ghost-Note, mas agora está a moldar a sua música para e com os seus colegas de banda.