A cantora iolanda, natural de São Pedro de Cova Gala, na Figueira da Foz, e criada em Pombal, vai estar em Leiria a 15 de junho. O Festival A Porta anuncia a sua presença no evento.
Esta é a primeira confirmação da programação d’A Porta de 2024.
“Incluir na programação projetos da zona de Leiria faz parte da identidade do Festival A Porta e, por isso, faz todo sentido ter a iolanda connosco. Tornou-se evidente que subiria a um dos palcos d’A Porta depois do concerto, no ano passado, no Clap Your Hands, que também acontece em Leiria. A energia performativa e a proximidade com o público leiriense é algo que queremos muito que se replique nos nossos palcos”, afirma Mariana Lois, da direcção d’A Porta.
Aos 29 anos, iolanda estudou Composição na BIMM, Universidade de Sussex, em Londres, após frequentar o Conservatório. Além de cantar, domina guitarra, saxofone, piano e cavaquinho, destacando-se como uma nova diva da música portuguesa.
A sua música mescla influências Pop, R&B, e tradições musicais portuguesas e espanholas.
Desde os 14 anos, iolanda compõe, tendo escrito para artistas nacionais como Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira. Em 2022, estreou-se no Festival da Canção com o tema “Mar no Fim”, interpretado por Blacci.
O EP “Cura”, lançado em 2023 durante a pandemia, foi aclamado pelo Expresso/Blitz. iolanda já pisou os grandes palcos de festivais como NOS Alive e Paredes de Coura e vai estrear-se no Capitólio em nome próprio.