Os cadernos de composição contêm letras dos maiores álbuns de DOOM, bem como divagações e ideias. O gerente da editora alega tê-los mantido como pagamento de renda não paga em 2010.
A ação judicial foi interposta pelo património do saudoso produtor e MC icónico de hip-hop MF DOOM contra um ex-gerente da Stones Throw Records, alegando que este roubou cadernos de composição.
Eothen “Egon” Alapatt, ex-colaborador de etiqueta de MF DOOM e gerente geral da Stones Throw Records, é o homem em questão. De acordo com relatos da Billboard, ele está a ser processado pela viúva de MF DOOM, Jasmine Dumile Thompson, por alegadamente ter roubado 31 cadernos.
Estes cadernos, segundo Thompson, continham letras e material criativo do álbum de 1999, Operation Doomsday, Madvillainy de 2004 e MM…FOOD, bem como ideias para faixas não lançadas, divagações e “outras ideias criativas”.
Esta disputa não é totalmente nova. Remonta a 2010, quando MF DOOM, que infelizmente faleceu quase exatamente há três anos hoje, não pôde regressar aos EUA devido a questões de imigração. Ele deixou os cadernos no seu estúdio em Los Angeles. Seis anos depois, Alapatt terá levado-os sem consultar o produtor britânico-americano.
Inicialmente, negou ter os cadernos, mas mais tarde afirmou tê-los levado para cobrir 12.500 dólares de renda. Thompson suspeita que MF DOOM não devia renda alguma e que Alapatt simplesmente pagou o dinheiro para adquirir os cadernos.
Em 2020, Alapatt ofereceu fotocópias, mas manteve os originais. Pouco antes da morte de MF DOOM, enviou digitalizações datadas de 2018-2020, sugerindo violação de direitos autorais. O processo busca a devolução dos cadernos, a destruição das fotocópias e compensação por danos. Alapatt planeia doá-los a instituições culturais como arquivos ou museus.
Em março, Thompson partilhou emails na conta de Instagram ‘@MFDOOM’, instando Egon Alapatt a devolver os cadernos roubados pertencentes ao seu falecido marido. Isso levou os fãs de MF DOOM a apoiar os esforços do património para recuperar o seu trabalho criativo.