A derradeira canção dos Beatles, ‘Now and Then’, será lançada na próxima semana

Sessenta anos após o início da Beatlemania e com dois dos membros do quarteto agora falecidos, a inteligência artificial possibilitou o lançamento na próxima semana do que se promete ser a última “nova” canção dos Beatles, “Now and Then”.

A faixa, intitulada “Now and Then”, estará disponível na quinta-feira, 2 de novembro, como parte de um single emparelhado com “Love Me Do”, o primeiro single dos Beatles que saiu em 1962 na Inglaterra, foi anunciado na quinta-feira.

“Now and Then” provém do mesmo conjunto de demos inéditas escritas pelo falecido John Lennon, que foram utilizadas pelos seus ex-colegas de banda para criar as canções “Free As a Bird” e “Real Love”, lançadas meados da década de 1990.

Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison trabalharam em “Now and Then” nas mesmas sessões, mas as limitações tecnológicas impediram o seu lançamento.

Com a ajuda da inteligência artificial, o realizador Peter Jackson resolveu esses problemas “separando” as vozes originais de Lennon de um piano usado no final da década de 1970. As vozes muito mais nítidas permitiram a McCartney e Starr completar a faixa no ano passado.

Os sobreviventes contribuíram de várias formas. O novo single contém guitarras gravadas por Harrison quase três décadas atrás, uma nova parte de bateria por Starr, com o baixo de McCartney, piano e um solo de guitarra slide que ele adicionou como homenagem a Harrison, que faleceu em 2001. McCartney e Starr fizeram os coros.

McCartney também acrescentou um arranjo de cordas escrito com a ajuda de Giles Martin, filho do falecido produtor dos Beatles, George Martin.

Como se isso não bastasse, incluíram vozes de apoio das gravações originais dos Beatles de “Here, There and Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “Because”.

“Aí estava, a voz de John, cristalina”, disse McCartney no anúncio. “É muito emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar a trabalhar na música dos Beatles, prestes a lançar uma nova canção que o público não ouviu, acho que é algo emocionante”.

Olivia, viúva de Harrison, disse que ele sentia nos anos 90 que os problemas técnicos tornavam impossível lançar uma canção que estivesse de acordo com os padrões da banda. Com as melhorias, “ele teria participado de bom grado” com Paul e Ringo na conclusão da canção agora, se ainda estivesse vivo, afirmou.

Na quarta-feira seguinte ao lançamento da canção, será divulgado um filme de 12 minutos que conta a história da nova gravação.

Mais adiante no mês, serão lançadas versões expandidas das compilações dos Beatles “1962-1966” e “1967-1970”. “Now and Then”, apesar de ter sido lançada muito depois de 1970, será adicionada à última coleção.

Os Beatles sobreviventes têm lançado habilmente novos projetos, como remixes dos seus álbuns antigos que incluem faixas de estúdio não lançadas e o filme “Get Back” de Jackson, geralmente cronometrados para atrair os fãs nostálgicos durante a temporada de férias.

“Esta é a última faixa, para sempre, em que terão os quatro Beatles na faixa. John, Paul, George e Ringo”, disse Starr numa entrevista recente.