Amsterdão está prestes a introduzir um plano de quatro anos para apoiar o setor da vida noturna, com um programa de €2,2 milhões que inclui “15 novas medidas” para melhorar as indústrias noturnas da cidade.
O relatório menciona que Amsterdão “nunca dorme”, citando o Valtifest, o Amsterdam Dance Event e o Milkshake como seus pontos culturais “inovadores”.
A nova iniciativa irá colaborar com promotores imobiliários, proprietários de terrenos e particulares para transformar espaços desde garagens até abrigos vazios em locais temporários ou permanentes — os novos espaços também receberão isolamento acústico para limitar as queixas de ruído em áreas residenciais.
Com a implementação ao longo dos próximos quatro anos, o programa também apoiará jovens criativos com o seu novo fundo para formar a próxima geração de profissionais da vida noturna.
O quarto ponto aborda a diversidade na cultura noturna de Amsterdão, com a introdução de workshops em discotecas durante o dia, oferecendo cursos para DJs, programadores ou lições sobre tecnologia de som e iluminação.
“Estamos a investigar o mapa atual em colaboração com o Bureau Broedplaatsen de espaços de criação para ver o que é possível em locais existentes”, explica o relatório.
Por trás do relatório está a Vice-Presidente da Câmara da cidade, Touria Meliani, que afirma no documento: “Vamos implementar esta agenda em consulta com os departamentos envolvidos e os distritos da cidade. Também envolvemos o setor o máximo possível na implementação.
“Como município, cumprimos o nosso papel de forma a respeitar os interesses do dia e da noite. Juntamente com os agentes sociais, promotores de áreas e o próprio setor cultural, podemos utilizar as medidas desta agenda para impulsionar a cultura noturna, dando-lhe o reconhecimento que merece como parte vital da vida cultural em Amsterdão.”
Leia o relatório completo e conheça as 15 promessas da vida noturna de Amsterdão, aqui.