O álbum “Cowboys From Hell” dos Pantera foi certificado dupla platina nos Estados Unidos.

O álbum dos PANTERA, “Cowboys From Hell” lançado em julho de 1990, recebeu a certificação de dupla platina pela Recording Industry Association Of America (RIAA) em 26 de maio, por vendas superiores a dois milhões de cópias nos Estados Unidos.

“Cowboys From Hell” foi o disco que impulsionou a carreira do PANTERA e originalmente recebeu certificado de platina em julho de 1997. Ele tem sido elogiado pela crítica como um dos álbuns mais influentes da cena metal dos anos 1990. O IGN classificou “Cowboys From Hell” como o 19º álbum de heavy metal mais influente de todos os tempos.

O guitarrista “Dimebag” Darrell Abbott e seu irmão, o baterista Vinnie Paul Abbott, formaram os Pantera no meio dos anos 1980 no Texas. A banda gravou quatro álbuns independentes antes de “Cowboys From Hell” introduzir um som mais pesado e conquistar os fãs de metal. O álbum “Far Beyond Driven”, lançado em 1994, estreou no topo da parada The Billboard 200 sem a necessidade de um single de sucesso comercial. O grupo se separou em 2002 após a saída do vocalista Philip Anselmo.

A formação atual dos Pantera inclui dois membros sobreviventes da formação clássica da banda, Anselmo e Brown, juntamente com o guitarrista Zakk Wylde (OZZY OSBOURNE, BLACK LABEL SOCIETY) e Charlie Benante (ANTHRAX).