Rainha do Rock & Roll Tina Turner Morre aos 83 Anos

A pioneira cantora de rock’n’roll e soul, Tina Turner, faleceu aos 83 anos após uma longa doença.


Ela foi diagnosticada com câncer intestinal em 2016 e passou por um transplante de rim em 2017.

A notícia foi oficialmente confirmada na página oficial de Tina Turner no Facebook. “É com grande tristeza que anunciamos o falecimento de Tina Turner”, dizia o comunicado.


“Com sua música e sua paixão infinita pela vida, ela encantou milhões de fãs ao redor do mundo e inspirou as estrelas de amanhã. Hoje nos despedimos de uma querida amiga que nos deixa todo o seu grande trabalho: sua música. Toda a nossa compaixão sincera vai para sua família. Tina, sentiremos sua falta imensamente.”

A revista Rolling Stone a nomeou uma vez “uma das maiores cantoras de todos os tempos”. Com sua virtuosidade vocal, Turner se tornou uma das artistas femininas de maior sucesso de sua época.

Nascida Anna Mae Bullock em 26 de novembro de 1939, no Tennessee, a vencedora de 12 prêmios Grammy começou a se apresentar desde jovem, tornando-se uma figura constante na cena local de rhythm and blues.

Em 1956, ela conheceu seu marido abusivo, Ike Turner (da banda Kings of Rhythm), e passou a fazer parte de seu ato sob o nome artístico Tina Turner. Os dois gravaram sucessos na década de 1960, incluindo “A Fool in Love”, “It’s Gonna Work Out Fine”, “I Idolize You” e “River Deep — Mountain High”.

Em 1971, sua versão de “Proud Mary” do Creedence Clearwater Revival se tornou um sucesso. E sua música “Nutbush City Limits” também subiu nas paradas em 1973.


Em 1983, as coisas finalmente começaram a melhorar para ela com o álbum Private Dancer, colocando-a de volta aos holofotes. O álbum produziu o sucesso avassalador “What’s Love Got to Do With It”, juntamente com “Better Be Good to Me”, uma versão de “Let’s Stay Together” de Al Green e a faixa-título.

A partir daí, a estrela de Turner brilhou durante os anos 80 e início dos anos 90 com músicas marcantes como “We Don’t Need Another Hero”, “Typical Male”, “What You Get Is What You See”, “The Best” e “I Don’t Wanna Fight”.

A história de Turner sobre sua luta e separação de Ike Turner seria contada no filme de 1993, What’s Love Got to Do With It. Angela Bassett ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz por sua interpretação de Turner no filme e também recebeu uma indicação ao Oscar pelo papel.

Turner ganhou 12 prêmios Grammy ao longo de sua carreira musical e foi incluída no Rock and Roll Hall of Fame como artista solo em 2021. Ela também recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achievement e ainda deteve o recorde mundial do Guinness, se apresentando para 180.000 pessoas durante um show em 1988.