Ableton estreia o controlador Push 3

O Push 3 está disponível em dois modelos, Standalone e Regular.


O modelo Regular do Push é semelhante ao Push 2, sendo apenas um controlador. O modelo Standalone possui um computador integrado, disco rígido e bateria, permitindo que você trabalhe em suas faixas sem estar conectado a um computador, de forma semelhante ao Native Instruments Maschine+.

O Push 3 regular pode ser atualizado no futuro para especificações completas de um sistema independente com um kit de atualização opcional. A Ableton afirma que o Push 3 é à prova de futuro, pois o processador, o disco rígido e a bateria podem ser atualizados à medida que surgem novas tecnologias, mas nas décadas em que temos relatado sobre tecnologia musical, nunca vimos essa afirmação realmente se tornar realidade.


O Push 3 possui 64 pads MPE expressivos, uma interface de áudio integrada e um processador Intel Core i3-1115G4 de 11ª geração com 8GB de RAM. A bateria de lítio integrada fornece “até 2,5 horas de tempo de reprodução” e, complementando as especificações do Push 3, há um disco rígido SSD embutido de 256GB.

Uma das características mais empolgantes do Push 3 é a integração MPE com os pads. Os 64 pads do Push 3 são capazes de detectar a pressão e a posição dos dedos nos eixos X e Y para controle por nota. Os usuários podem realizar bends e slides, filtrar ou afetar algumas notas dentro de um acorde, ou tocar várias articulações em um único pad. Será interessante ver como isso funciona ao conectar com um sintetizador habilitado para MPE e até que ponto você pode obter detalhes de expressão.

O Push 3 tem a capacidade de conectar instrumentos externos, sintetizadores e efeitos diretamente na interface de áudio integrada para gravar diretamente no Push Standalone ou no Ableton Live. Além disso, é possível enviar sinais de gate e CV para o equipamento modular para uma configuração combinada de Eurorack/Push, ou usar o Push com equipamentos MIDI compatíveis com classe.


Ambos os modelos do Push 3 possuem duas entradas balanceadas e duas saídas balanceadas, além de uma saída para fones de ouvido para saída principal ou de monitoramento. Com um extensor ADAT, é possível adicionar mais 8 entradas ou saídas, expandindo seu setup para incluir pré-amplificadores de microfone, instrumentos e efeitos adicionais, e várias conexões com equipamentos modulares. A interface ADAT é uma decisão curiosa e teremos que ver exatamente como utilizá-la ao analisar o Push 3.