Os Blur falaram sobre a gravação do seu novo álbum-surpresa, “The Ballad Of Darren”.

Falando numa conferência de imprensa no Castelo de Colchester, os ícones do Britpop falaram sobre o processo de gravação do seu nono álbum de estúdio.

O álbum com 10 faixas foi anunciado esta semana e é o primeiro da banda desde “The Magic Whip” de 2015. Foi produzido por James Ford (Arctic Monkeys, Foals, Depeche Mode) e gravado no Studio 13, em Londres e Devon.

Falando numa conferência de imprensa no Castelo de Colchester antes do concerto da banda no Arts Centre da cidade ontem à noite (19 de maio), os quatro membros abriram-se sobre o processo de gravação do seu nono álbum de estúdio.

“Houve momentos de pura alegria”, entusiasmou-se o baixista Alex James. “A nova música com que abrimos [‘St Charles Square’], eu simplesmente pensei: ‘Meu Deus, conseguimos recuperar’. Tive um pequeno momento. Fiz a maior parte do baixo deitado num sofá confortável e isso fez-me levantar, saltar e dançar. Perdi um pouco o controlo. Foi maravilhoso.”


Ele continuou: “O facto de cada um de nós ir para o seu próprio mundo e depois regressar e, quando nos juntamos novamente, todos aprendemos algo. Por não acontecer com frequência, parece fresco e especial, e é assim logo desde o primeiro ensaio. Sempre houve algo muito especial quando tocamos juntos. Isso está presente desde o início. Sinto-me realizado e abençoado.”

A banda começou as sessões de gravação em janeiro e completou o álbum há apenas três semanas, de acordo com Damon Albarn.

O vocalista revelou que escreveu as demos para o álbum em quartos de hotel durante a última turnê dos Gorillaz.

“Gravei em muitas salas de conferência, mas tive um momento maravilhoso em Montreal. Do outro lado do meu quarto de hotel havia um mural fantástico de Leonard Cohen”, disse Albarn. “Não pensei nisso, escrevi com o coração. Quando voltei, começamos imediatamente e entramos no estúdio em janeiro.”

Ele acrescentou: “Acho que a coisa mais incrível é que conseguimos escrever um álbum, ensaiá-lo e lançar uma música duas semanas depois de terminá-lo. E depois lançar um álbum tão próximo de todo o processo. É assim que sempre sonhei que deveria ser. Às vezes, tenho que esperar anos. Obviamente, durante a pandemia houve circunstâncias e realidades incontroláveis que tornaram as coisas muito difíceis, mas é muito bom poder fazer algo com essa espontaneidade condensada para mim pessoalmente.”

Albarn também revelou a história por trás do título do álbum, explicando que Darren é uma pessoa real.

“A música [‘The Ballad’] é uma que ele queria que eu terminasse há 25 anos. Ele sempre me dizia: ‘Quando vais terminar aquela música?’ Então, quando terminei a música, só podia ter um título – ‘The Ballad Of Darren’ –, mas depois senti que a música não é realmente sobre ele, embora ele seja mencionado nela. A música é sobre outra coisa. Mas para o álbum, ‘The Ballad Of Darren’ pareceu um resumo perfeito do que o álbum é. É uma espécie de assunto de família este disco.”

A arte do álbum apresenta uma imagem do Gourock lido em Renfrewshire, capturada pelo fotógrafo britânico Martin Parr, com a história da imagem destacada no The Guardian em 2014.

Falando sobre a imagem, o baterista Dave Rowntree disse: “Há algo naquela imagem que fala sobre superar alguma situação física. Há algo na segurança deste lido que pode se tornar preocupantemente agitado, o que acontece, e há histórias sobre este lugar onde este homem costumava ir fazer exercício e tubarões eram arrastados pelo mar.”

Após a conferência de imprensa, os ícones do Britpop fizeram um concerto intimista de aquecimento no Arts Centre de Colchester antes de seus grandes concertos duplos em Wembley em julho.

O concerto de duas horas viu a banda revisitar seu catálogo de músicas e tocar duas canções do seu próximo álbum.

Os Blur irão agora tocar no Eastbourne Winter Gardens amanhã (21 de maio).

Confira abaixo as próximas datas da turnê dos Blur e visite aqui para ingressos e mais informações.

MAIO 2023 21 – EASTBOURNE, Winter Gardens 26 – WOLVERHAMPTON, Civic at the Halls 28 – NEWCASTLE UPON TYNE, O2 City Hall

JUNHO 2023 1 – PRIMAVERA SOUND, Barcelona 8 – PRIMAVERA SOUND, Madrid 10 – PRIMAVERA PORTO, Portugal 24 – MALAHIDE, Castelo e Jardins de Malahide 30 – ROSKILDE, Dinamarca

JULHO 2023 6 – BEAUREGARD, França 8 – LONDRES, Estádio de Wembley 9 – LONDRES, Estádio de Wembley 14 – VILLES CHARRUES, França 22 – LUCCA, Lucca Summer Festival, Itália 23 – VILLES CHARRUES, França

AGOSTO 2023 8 – OKERSE FESTEN, Bélgica 9 – ØYA Festival, Noruega 10-12 – WAY OUT WEST Festival, Suécia